09/07/2013

Akihabara


Akihabara é uma famosa parte da cidade de Tóquio, onde se concentra um dos maiores complexos de lojas de tecnologia do mundo. Localiza-se entre Taito-ku e Chiyoda-ku a cinco minutos de metrô da estação de Tóquio.
Além de tecnologia de ponta, Akihabara também é um paraíso de souvenirs otaku.

E ai quer conhecer mais dessa cidade?

Na Era Edo (século XVII a XIX), Akihabara era um local habitado por guerreiros de classe inferior e, como havia muitas casas de madeira, frequentemente ocorriam incêndios. No início da Era Menji (1868 a 1912), houve um grande incêndio  muitas pessoas deixaram suas casas. Dai, começaram a construir casas deixando amplos terrenos entre elas para evitar que o fogo se alastrasse. E nestes terrenos, eram construídos templos xintoístas¹, que revezavam para evitar o fogo. As pessoas passaram a acreditar que neste templo havia a presença do santo protetor contra o fogo chamado Akiba Gongen  (秋葉権現) e começaram a chamar o local de Akiba Hara, que significava Akiba Sama no Harappa (literalmente: campo do Santo Akiba).


E foi em 1893, quando foi construída uma estação ferroviária que o nome "akibahara" mudou para "akihabara". Diz-se que a pessoa que definiu o nome da estação não era de Tóquio e por essa razão, chamou-o de de Akihabara por engano.


Após a guerra, foi fundada neste local, uma faculdade de engenharia elétrica. Por essa razão iniciou-se um comércio a céu aberto de peças de rádio. E desde essa época, Akihabara começou a se desenvolver como a cidade dos eletrónicos. Na década de 60, começaram a vender muitos produtos eletrodomésticos; na década de 70, foram inauguradas muitas lojas de discos; nos anos 80, lojas que vendiam computadores; nos anos 90, muitas lojas vendiam jogos eletrónicos e softwares. 


Na década de 2000, Akihabara tornou-se mundialmente famosa por ser o lugar onde nasce uma nova cultura de jovens, surgindo assim, muitas lojas de vendas de jogos, artigos de personagens de animes, roupas customizadas e objetos para cosplay. Ainda, cafeterias denominadas meido-kissa, cujas garçonetes se vestem com roupas imitando empregadas, também começaram a surgir neste local. 


¹ Xintoísmo (神道) é o nome dado à espiritualidade tradicional do Japão e dos japoneses, considerado também uma religião pelos estudiosos ocidentais.


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fan Page!

Search

Fa�a Parte!

Marcadores

Matérias (23) Japão (21) Estilos (8) FYou (5) Aulas (4) Curiosidades (3) Notícias (3) Aprender (2) Aula (2) Coreia (2) Dicas (2) Fotos (2) Hiragana (2) Japonês (2) Kanji (2) Katakana (2) Nirongo (2) Online (2) Outros (2) Sensei (2) Animes (1) Criaturas (1) Tutoriais (1)
Tecnologia do Blogger.