17/06/2012

Gyarus


Oooolá... bem com vocês???
Ganhei mais um seguir \o/ comemoraaaaaaaaaaaaaaaaa

Demorei mais cheguei, o post sobre das Decoras demoro né?? Desculpa.. digamos que o texto era muitoo grande, e achar fotos bonitinhas dava trabalho.. =9 Mais já foi postado e agora é a vez das Gyarus... aquelas lindas, bronzeadas e sexys.. *----* 



Gyary é uma forma japonesa  de pronunciar a palavra "Gal", uma gíria do inglês para a palavra girl (garota), que tem como origem uma famosa marca de Jeans dos anos 1970. A palavra surgiu no Japão em torno de 1991, quando as colegiais, cansadas dos uniformes sem graça e das padronizadas, resolveram encurtas suas saias, usar meias enormes e pegarem um bronze. Serem em outras palavras, glamourosas. Assim surgiram as "Kogals" - o primeiro passo nessa cadeia de estilos ousados. Espalhando-se por diversos pontos, o estilo foi crescendo e se desenvolvendo, chegando a um ponto maior ainda: as Ganguros, garotas que usavam cabelos loiros, diversos acessórios nos celulares e roupas super fashion.





Panda Style

O estilo aos poucos foi sendo substituído por garotas que pegavam ainda "mais pesado", se bronzeando até ficarem com a pele negra e usando uma famosa maquiagem chamada de panda make up. E porque panda? Bem, a ideia é de ter a pele bem morena, com círculos brancos em volta dos olhos, delineador preto e muitos brilhos. Para identificá-las foi utilizada a palavra "Yamanba", que tem origem da palavra Yama-Uba, nome de uma bruxa se uma antiga lenda japonesa. 


Depois de um tempo, o estilo se "acalmou", mais suas seguidoras continuaram a tornar o estilo mais extremo e com facilidade resumiram o novo apelido a somente Manba, que hoje em dia é um dos mais conhecidos estilos de Gyaru pelo mundo a fora. Além desses existem outros estilos diversos, alguns muito glamourosos, outros mais românticos, mas todos sempre em dia com a moda nacional e internacional.
Atualmente há mais de 15 tipos diferentes de Gyarus espalhadas pelo Japão afora. Para se reunirem, elas montam Galcircles (Círculos de Gyarus) que tem padrões a seguir, baladas diversas, além de contribuições mensais para festas. Sem contar que existem revistas de moda, lojas exclusivas, séries de TV, mangás e até uma linguagem interna própria, tudo totalmente especializado em Gyarus e para Gyarus. Uma Gyaru precisa  de ótimos salões de beleza, afinal, manter o bronzeado, as unhas e o cabelo perfeito é difícil. Precisa também de lojas maravilhosas e certamente de celulares de última geração (com com câmera, é claro), tudo do melhor e sem dúvida do mais caro. É, você já viu que para ser Gyaru não é muito barato, né?


Gyaru e seus estilos

Toda Gyaru segue uma fórmula básica: cabelos estilosos, de loiro dourado a platinado, lisos ou cacheados; unhas, decoradas, pele bem tratada e maquiagem impecável, celular fashion com diversos acessórios, várias estampas (principalmente de oncinha) e com certeza muito, mas muito glamour! Depois disso tudo, nada melhor do que muitas e muitas fotos, afinal uma Gyaru que se preze adora um flash! Como citado anteriormente, há mais de 15 tipos de Gyarus. Falaremos aqui de alguns dos mais conhecidos:

Gyaru-kei: é o estilo mais "geral", digamos que o mais comum. Dentro desse há vários sub-estilos, como o "Amekaji", que usam um estilo americano casual. Temos também o "Haady", mais colorido, com estampas interessantes e ainda o "Rokku", mais rock n' roll.

 Amekaji       
Haady
     Rokku
          
Kogal: Essa já conhecemos, são colegiais japonesas em ma diversão mais "rebelde". Suas principais características são os uniformes modificados, saias mais curtas, meias enormes para ficarem com aspecto de polainas, sempre maquiadas e com cabelos bonitos, bronzeadas e com seus celulares cheios de acessórios. 


Hime Gyaru: As "princesas" são Gyarus com um toque clássico, cabelos cacheados com penteado no estilo nos 1950, vestidos de tecidos finos e caros, sapatos adornados de laços, bolsa trabalbadas, coroas e.... pele bem branquinha. Isso mesmo, as Himes não tem o costume de se bronzearem. As unhas são sempre decoradas e jamais podem faltar os cílios postiços.


Onee Gyaru: São gyarus mais maduras ("onee" é uma forma utilizada no Japão para designar irmã mais velha), super sofisticadas, que vestem roupas das grifes mais caras e famosas. Além de se preocuparem com estilo, elas também se preocupam com seu status social. 


Manba: Olhe elas aqui de novo! As manbas costumam ser bem bronzeadas, com a famosa maquiagem de panda, porém com variações para a sombra branca, muitos strass adornando os olhos, cabelos loiríssimos (ou com cores fortes) e roupas bem coloridas. Além delas existem as "Banbas", que pegam mais leve no bronzeado e utilizam maquiagens com mais brilho. Além disso, se vestem como Barbies, dai o nome. 

  Banba  
 Manba
Gyaru-Oh: São os garotos. Sim, também temos os rapazes que abraçam o estilo Gyaru. Eles vestem jaquetas e jeans, com regatas por baixo, pela bronzeada e cabelos nas cores castanho, dourado e até prata. Já os cortes seguem um estilo similar ao dos famosos "mullets", aquele  penetado que o Bon Jovi e a dupla sertaneja Chitãozinho e Zororó tanto usavam nos anos 1980 (e começo dos 1990).


Sentaa: Conhecido também como "center-guy", mesmo com algumas diferenças, é de certa forma o masculino para Manbas e Banbas.


Lojas e Ídolos

As Gyarus variam de estilo, cada um com um tipo de compras específico, mais de preferência tem que ser algo de marca e que esteja na moda. Algumas lojas são mais conhecidas como por exemplo, para as Hime Gyaru existe a "Jesus Diamante", loja caríssima com vestidos e acessórios lindos. Já para as Onee Gyaru as lojas mais famosas como Louis Viton, Dior, Versace, entre outras. Mas o principal ponto de compras é um shopping no bairro de Shibuya chamado "109", onde se pode encontrar lojas, salões e outros estabelecimentos de necessidade básica para uma Gyaru.
Seus Ídolos seguem a mesma ideia de suas compras, cade estilo com a sua. Alguns dos mais conhecidos são Tsubasa Masuwaka, uma modelo de 23 anos muito apreciada no meio Hime Gyaru. Já para as Manbas temos também a famosa modelo Kanae Watanabe. Um outro estilo de Gyarus, as "Serebu", abraçam como ídolos as cantoras Namie Amuro e Koda Kumi.

Koda Kumi  
Namie Amuro                  
Kanae Watanabe   
Tsubasa Masuwaka  
Diga "X"!

Mais que um jeito de se vestir, Gyaru é um estilo de vida. E um bem caro. Dinheiro, claro, não compra tudo. Para ser uma Gal é importante senso de moda, autoconfiança e determinação. Para essas garotas qualquer lugar e uma passarela e qualquer pessoa é seu público, ter glamour não é uma tarefa fácil, mas com certeza deve ser magnífico. Esse é mais um dos grandes estilos de moda de rua japonesa, mais ainda temos mais pela frente. Se você tem vontade de ser Gyaru, basta se empenhar, mais nunca se esqueça de sorrir e dizer "X"!

Créditos: Anime Do nº 98

Bem, de todos os estilos de Gyaru que existem (porque esses ai são os mais famosos, existem mais) eu acho que arriscaria um Hime Gyaru e Kogal, achei super bonitinhas principalmente as Himes. 
Quando eu conheci esse estilo confesso que fiquei com medo das Manbas kkkkk'  Mais agora acho normal e bonito e adoraria conhecer uma Gyaru.
O próximo post que será sobre as Lolitas. Até a próxima. Bye!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fan Page!

Search

Fa�a Parte!

Marcadores

Matérias (23) Japão (21) Estilos (8) FYou (5) Aulas (4) Curiosidades (3) Notícias (3) Aprender (2) Aula (2) Coreia (2) Dicas (2) Fotos (2) Hiragana (2) Japonês (2) Kanji (2) Katakana (2) Nirongo (2) Online (2) Outros (2) Sensei (2) Animes (1) Criaturas (1) Tutoriais (1)
Tecnologia do Blogger.