08/06/2012

Decora/Fruits


Hiii... oi eu de novo...

Bem agora é a vem do estilo DECORA \o/   porque, bem, no post anterior foi apenas um resumo de alguns  estilos do Japão, agora vou postar matérias completas sobre cada estilo.


Nas ruas de Harajuku, o famoso bairro da Moda de Rua japonês, é comum se deparar com chamadas "Garotas Arco-Íris". Cores mais do que vivas se misturando com estampas diferentes e alegres, presilhas e mais presilhas, pulseiras de todos os tipos, meias listradas ou com bolinhas... vamos conhecer o Decora!


Primeiro: Não ache o que o estilo "Decora" se baseia em pegar tudo que tiver no seu guarda - roupa e vestir de uma vez só! Não é assim que funciona, tudo tem, afinal uma origem e explicação. A palavra Decora vem do inglês "decoration" (decoração) e a ideia inicial é pegar tudo que você gosta e sempre curtiu e misturar, brincar com cores e estampas, sem medo de críticas.
É como quando éramos crianças e vestíamos todas as roupas que achávamos lindas, como um milhão de acessórios. Sem esquecer da lancheira com  nosso desenho preferido. Resumindo, "Decora" é uma moda de espírito livre e criativo.


Ela viria a ser realmente conhecida em meados dos anos 1980, quando um fotógrafo despreocupado chamado Shaichi Aoki, saiu fotografando a moda pelas ruas. O material era tão bom que algum tempo depois foi criada uma revista com essas fotos, a "FRUiTS". O lançamento da revista deu visibilidade ao estilo, que cresceu e ganhou cada vez mais seguidores, que se reuniram principalmente num lugar conhecido como "Pedestrian Heaven" (Paraíso dos Pedestres), onde milhares de jovens se divertiam e mostravam todas as suas cores. Em 1998, infelizmente, o lugar foi fechado a aos poucos o público de dispersou. O Decora, porém, não morreu e persiste até hoje, ganhando ruas e adeptos até fora de seu país de origem.


E quais são as características principais de uma Decora? Além de, claro, sempre ser colorida, existem alguns "pontos altos". Começando pela cabeça:




No topo de tudo, em meio aos cabelos naturais ou coloridos, temos as presilhas de várias cores e tipos, tiaras com lacinhos e orelhinhas, sempre com algo cobrindo a cabeça.





No rosto, adesivos coloridos e maquiagem básica, mas colorida, nada extravagante. Algumas usam mascaras cirúrgicas desenhadas e outras óculos de grau especificamente decorados.




No corpo, vestidos bem coloridos, saias de bolinhas, rosa misturando com verde, azul e amarelo. Raramente são vistas Decoras com calças, mas exitem, ainda que o mais comum mesmo sejam sejam as saias e os vestidos.






E para carregar tudo são precisos bolsas, decoradas com personagens meigos, como a Hello Kitty, entre outros.







No pescoço, colares cheios de cores dos personagens favoritos, acompanhados de cordões que carregam seus bichinhos virtuais.








E para não deixar os braços livres, sempre há pulseiras de vários tipos, plástico, contas e alguns anéis para complementar.








Nas pernas as meias, lisas ou estampas, cada pé uma cor, uma sobre a outra, fazendo uma brincadeira de cores e , nos pés sempre algum tênis colorido ou sapatilha, bem confortáveis.









Também existem garotos que adotem ao visual, mas a maior parte realmente é composta por meninas. Os rapazes seguem mais ou menos a mesma base, sem medo de se divertir com as cores, a única diferença é que eles dispensam a usual enxurrada de presilhas.


Houve apenas uma loja que ficou conhecida especificamente por se dedicar ao Decora (a "6%DOKIDOKI"), que após a explosão do estilo simplesmente fechou as portas, pois os donos não queriam banalizar o Decora, para eles uma arte pessoal, e não comercial.
No fim, não há mais uma loja dedicada ao tema, afinal, o que conta é a criatividade e não da mesmo para ser uma pessoa criativa comprando algo já pronto, certo?






Já os "ícones" do estilo são vários: temos a dupla musical Ai Kago e Nozomi Tsuji (do grupo Morning Musume), que inspiraram com suas roupas coloridas e seus estilos infantis e divertidos (e que também adoram os personagens da da Sanrio especialmente a Hello Kitty).





Outra também conhecida é a Shinohara Tomoe, com seu estilo próprio e inovador e, diga de passagem, bastante excêntrico. Divertidíssima, ela é música, designer de moda, artista plástica e produtora, com seus videoclipes se revelando uma confusão de imagens engraçadíssimas!






Temos  também algumas bandas famosas de Oshare Kei que, de certa forma, adotaram o estilo, como Eimy, Aicle e até um pouquinho o An Cafe. Pelo Japão há varias referencias espalhadas, cabe a cada um
escolher sua preferida.

Eimy
An Cafe

Aicle

Pelo Japão há várias referências espalhadas, cabe a cada um escolher sua referida.

Atualmente o estilo já não é tão aparente no Japão, mais nunca deixou de haver um bom número de Decoras caminhando pelas ruas e as revistas continuam a tirar fotos dela, mantendo essa Moda do Arco -Íris viva, ainda que sua participação se resuma aos finais de semana em Harajuku. Caso tenha achado a ideia no mínimo interessante, faça uma tentativa. Corra até o armário e vista aquilo que você mais gosta, pegue suas presilhas e meias coloridas e se divirta, nem que seja apenas para algumas fotos, o importante e deixar a criatividade fluir!

Créditos: Anime Do nº 97

Bem, confesso que não curto esse estilo e não teria coragem de sair na rua vestida assim kkkk' porque achei muito extravagante e colorido, e não sou muito fã dessas coisas.
Mais o importante é você gostar e se sentir bem seguindo esse estilo, sem se importar com que os outros vão achar, não é mesmo?? 

Até o próximo post que vai ser da Anime Do também e falará das Gyarus!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fan Page!

Search

Fa�a Parte!

Marcadores

Matérias (23) Japão (21) Estilos (8) FYou (5) Aulas (4) Curiosidades (3) Notícias (3) Aprender (2) Aula (2) Coreia (2) Dicas (2) Fotos (2) Hiragana (2) Japonês (2) Kanji (2) Katakana (2) Nirongo (2) Online (2) Outros (2) Sensei (2) Animes (1) Criaturas (1) Tutoriais (1)
Tecnologia do Blogger.