28/05/2012

A Moda Japonesa


Hiii... Tudo bem com vocês?

Hoje eu vou postar sobre a moda japonesa, que eu acho muito linda e criativa, e que muitas vezes só cominam com os próprios japoneses.

Esse post vai ter quatro partes, sim é meio grandinho. Espero que gostem.



O Japão, país com seus 120 milhões de habitantes, grande tecnologia, superdesenvolvimento e tantas outras coisas para se preocupar, não deve levar em consideração o que seus conterrâneos vestem, certo? Errado! A moda japonesa é um grande mercado também, ganhando espaço no mundo todo.



A maioria das pessoas que pensam em "Japão" já imagina aquele clássico quimono até o pé. As coisas por lá, porém, já não são mais assim há um bom tempo. Desde a Segunda Guerra Mundial o japão veio deixando a cultura exterior, em especial a dos EUA, entrar lentamente.
Primeiro foram alguns hábitos, algumas roupas, algumas músicas e , de repente, já era um país parcialmente aberto ao mundo, embora sempre mantendo suas ideologias. Hoje em dia a moda no Japão tem crescido muito, criando vários estilos e tendencias chocantes!
Mas porque isso? Pense bem, todo estudante tem um uniforme obrigatório, passa a maior parte da sua vida tendo que seguir uma regra de vestimenta. Além do uniforme, as mochilas são padronizadas, os sapatos idem, os cabelos têm um tamanho correto e nada de cores absurdas neles, nada de óculos estilosos e bijuterias coloridas, sem direito a penteados espalhafatosos. Assim, vemos como os pobres estudantes vivem quase sem personalidade.
Mas um dia o colégio acaba e eles vão para a faculdade, quando serão "livres!"
Mas atenção: assim que a faculdade termina, eles devem voltar ao padrão da sociedade para poder arranjar empregos, ou seja, eles aproveitam ao máximo essa fase de liberdade. É assim que as tendencias são criadas por lá, adolescentes recém saídos do colégio morrendo de vontade de mostrar a todos seus gostos e sua personalidade própria: a moda das ruas.


Harajuku

E é aqui onde tudo acontece: Harajuku é uma estacão muito conhecida por ser um centro de moda.
Localizada em Tóquio, é cheia de lojas das maiores grifes, não só japoneses como também estrangeiras, lojas com vitrines maravilhosas, roupas da última moda, acessórios caríssimos e que você, a propósito, não pode nem fotografar! Isso mesmo, é uma regra: se tirar uma foto de qualquer loja ou você paga pelo uso ou você é obrigado a apagar a foto.
O lugar também é o ponto de encontro para pessoas que desejam mostrar seus visuais, sempre reunindo vários jovens de diversas tribos. As coisas por lá também começaram no final da Segunda Guerra: Harajuku  era o local onde as famílias de soldados americanos moravam. Sendo assim, muitos jovens interessados na cultura "de fora" visitavam o lugar e, ao final 1950, após a saída dos soldados, foram construídas novas moradias, abrindo espaço para a chegada de modelos, designers e fotógrafos. Sempre cheia, em especial aos domingos, Harajuku é um ícone famoso de a moda japonesa ao redor do mundo.


Decora/Fruits

Existem muitos estilos mas alguns se destacam mais que os outros: como o DECORA, também conhecido por "fruits", um estilo divertidíssimo que mistura cores vivas, do tipo rosa com laranja e verde limão. As estampas também são misturadas, listrado com bolinhas e muito mais e quantos acessórios puderem ser usados ao mesmo tempo: pulseiras, presilhas, meias, bottons, tudo sobreposto, quando mais melhor!


Lolita

Outro estilo de muito destaque é o LOLITA.
Formado em sua maioria por garotas, as adeptas se vestem como bonecas lindas e perfeitas, com saias em formato de sino, rodadas, com anáguas para armar, bolsas meigas com mínimos detalhes, sapatos cheios de fitas, os cabelos cacheados lindíssimos e laços imensos na cabeça. Resumindo, aquelas roupas lindas que as crianças da Era do Rococó usavam, só que uma versão mais moderna.


Gyarus

Em contra partida temos as GYARUS, que, diferente das meigas lolitas, são as estilosas, bronzeadas e prontas para diversão! As roupas deixam à mostra a barriga ou as pernas e os penteados são elaborados, com cabelos douradíssimos. Elas são as gatas "sexys" e por onde passam sempre tem alguém babando logo atras! 


Visual Kei

Ok, agora saindo um pouco do mundo colorido, pense em cores escuras, correntes, batom preto e muito estilo em cima de plataformas gigantes! 
Esse é o pessoal que curte o VISUAL KEI, estilo musical, são muito rock'n'roll e sua maior inspiração são os famosos ídolos de bandas que fazem sucesso que fora do Japão, lentes de contato brancas, cabelos em cores maravilhosas e enteados inimagináveis! 
Dentro desses estilos existem suas subcategorias, cada uma com suas peculiaridades, mais isso é assunto para uma próxima matéria. 


Roupas são mais do que formas de se cobrir, são personalidades, gosto e diversão.

Creditos: Anime Do nº 96

5 comentários:

  1. Amei as fotos... o estilo japones é super fofo! eu adoro ele, mas minha mãe parva nao autoriza eu a vestir assim ;;

    amei teu blog! vou seguir agora!!! ^^

    http://sorvete--de--morango.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh brigadinha ><
      A minha também não deixa... ela disse que no máximo me deixava ter um visual kei. Mais é muito difícil achar roupas aqui no BR e sem conta que é caro =/

      Também amei seu blog *-------*, mais não consegui te seguir ='(

      Bjoo e brigadinha pelo comentário.

      Excluir
  2. Achei seu blog kawaii e interessante!
    Gostei mesmo!!

    Xau kisses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owww >< brigada.

      Gostei do seu também... gostei muito...

      xauu e vlw pelo comentário.

      Excluir
  3. Amo o Japão e a Coréia do Sul e estou amando seu blog,super kawaii e interessante.Lá na escola tbm n e diferente,e cheio de normas.Tem que usar uniforme todos os dias,não pode usar casaco se não for do uniforme + essa norma ninguém respeita,meninos não podem usar bermudas de tactel,não pode usar o gorro do casaco,não pode ter unhas grandes,usar maquiagem ~nem a levinha~,usar piercing pelo menor que seja ... Antes tinha que usar a parte de baixo do uniforme só que eles deixaram ficar com calça/bermuda jeans e s ir de short vai ter que colocar a parte de baixo do uniforme.
    Soq no Japão o uniforme é lindo,aqui é horrível :p

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fan Page!

Search

Fa�a Parte!

Marcadores

Matérias (23) Japão (21) Estilos (8) FYou (5) Aulas (4) Curiosidades (3) Notícias (3) Aprender (2) Aula (2) Coreia (2) Dicas (2) Fotos (2) Hiragana (2) Japonês (2) Kanji (2) Katakana (2) Nirongo (2) Online (2) Outros (2) Sensei (2) Animes (1) Criaturas (1) Tutoriais (1)
Tecnologia do Blogger.